Tempo de Leitura: 2 minutos
Lançamento será em evento online nesta quarta (20) à noite
No mês em que se comemora a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) — também conhecida como sendo o Estatuto da Pessoa com Deficiência —, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) lança, em evento online na noite desta quarta-feira (20), a cartilha “Guia Prático sobre Acessibilidade para profissionais de Psicologia”.
A psicóloga clínica e terapeuta de família Paula Ayub, que é diretora do Centro de Convivência Movimento (local de atendimento para autistas), comemora o lançamento: “O grupo de trabalho da Pessoa com Deficiência do CRP-SP, do qual faço parte, celebra o mês de aniversário da LBI com a publicação de um guia com diretrizes sobre acessibilidade. O objetivo é oferecer aos profissionais de psicologia os caminhos para um atendimento de qualidade e de respeito à diversidade humana. É um primeiro passo para a construção de uma reparação histórica da categoria aos seus clientes com deficiência” explicou Paula, que também é autora de vários artigos e capítulos de livros, membro do GT de TEA da SMPD de São Paulo e do coletivo Eu me Protejo, além de colunista do Canal Autismo.
O manual traz orientações para psicólogas e psicólogos diante da atuação junto a pessoas com deficiências (PcD), pautando seu fazer por responsabilidade ética e técnica, além de evocar, sob a ótica da equidade, o princípio da igualdade enquanto direito e o respeito à singularidade em cumprimento à LBI. A cartilha pode ser baixada, na íntegra, no site do CRP-SP.
Evento online
Sendo parte de uma série de atividades temáticas, a Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do CRP-SP promoverá um encontro online para o lançamento da cartilha com um debate acerca das “diversas formas de favorecer a acessibilidade dos PcD às práticas clínicas de psicólogas e psicólogos”. O evento ocorre na noite desta quarta-feira, 20.jul.2022, às 19h00, e, segundo o CRP-SP, “tem como finalidade refletir acerca das diversas formas de favorecer a acessibilidade de pessoas com deficiência às práticas clínicas de profissionais de psicologia”. Inscrições podem ser feitas no site da entidade (neste link).
A mediação será feita pela psicóloga Maria Rozineti Gonçalves, e as debatedoras serão: Ana Tereza da Silva Marques, Ione Aparecida Xavier e Paula Ayub. Devido ao uso da sala virtual no Zoom, a participação estará limitada, por isso, de acordo com o CRP-SP, o link da reunião será disponibilizado apenas para os inscritos. Há mais detalhes no site da instituição.
CONTEÚDO EXTRA
Página para baixar a cartilha: https://www.crpsp.org/impresso/view/535
Site do CRP-SP: crpsp.org
Inscrições para o evento: http://crpsp.org.br/dialogos/estadual.aspx