Tempo de Leitura: < 1 minuto
Profissionais de 448 clínicas credenciadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) participaram de uma capacitação voltada para o atendimento a pessoas autistas no processo de habilitação. A capacitação envolveu cerca de 300 médicos e 350 psicólogos, fornecendo a eles a formação necessária para oferecer um atendimento inclusivo e qualificado a candidatos autistas.
Segundo nota do Detran-PR, a iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda Autismo). Apesar da capacitação, os exames de aptidão física e mental para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continuam inalterados para todos os candidatos, independentemente de serem autistas.
A principal meta dessa ação, de acordo com eles, é tratar cada candidato de acordo com suas características e particularidades, garantindo que aqueles que demonstrarem as habilidades necessárias para dirigir um veículo sejam aprovados no processo de habilitação. A capacitação dos profissionais visa promover um ambiente mais inclusivo e sensível às necessidades das pessoas autistas que desejam obter uma CNH.