Tempo de Leitura: 2 minutos
Jornal destaca a projeção de podermos ter 6 milhões de autistas no Brasil
Um dos principais jornais do país, o Correio Brazilense, em seu editorial desta sexta-feira (31), citou a análise da Revista Autismo a respeito do estudo de prevalência de autismo divulgado pelo CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças, do governo dos EUA), apontando que há 1 autistas em cada 36 crianças de 8 anos naquele país, o que corresponde proporcionalmente ao Brasil ter quase 6 milhões de autistas.
Em determinado trecho, o editorial — intitulado “E o direito das crianças autistas?” — cita o seguinte:
“Recente estudo divulgado pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, mostra que uma em cada 36 crianças de até 8 anos é autista nos Estados Unidos, o que corresponde a um contingente 22% maior que o estudo anterior (uma em cada 54 crianças), divulgado em 2021. Uma projeção realizada pela Revista Autismo, com base no estudo do CDC, indica que no Brasil há quase 6 milhões de autistas, muitos dos quais não diagnosticados ou diagnosticados equivocadamente.”
A conta é simples: se a prevalência nos Estados Unidos é de 2,8% da população de crianças de 8 anos — e entre adultos isso só pode aumentar com diagnósticos tardios e considerando que autismo é uma condição de saúde para a vida toda — no Brasil é possível que o número seja semelhante, já que nenhuma evidência indica que a prevalência seja diferente em qualquer outro país, segundo o neurocientista Alysson Muotri, professor da faculdade de medicina da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA). Tendo mais de 213,3 milhões de habitantes brasileiros, de acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE )para 2021, 1 em cada 36 habitantes equivale a 5,295 milhões. Considerando a projeção para hoje — 215,9 milhões —, o número de autistas projetado pode chegar a 5,997 milhões!
3 a 17 anos
Vale lembrar ainda, que uma pesquisa científica do ano passado, também do CDC, porém com maior abrangência, com pessoas de 3 a 17 anos, a prevalência foi de 1 autista a cada 30 pessoas. São pesquisas diferentes, com metodologias diferentes e não devem ser comparadas, mas apontam para a existência de uma quantidade considerável de diagnósticos tardios (após os 8 anos).
CONTEÚDO EXTRA
- Editorial do Correio Braziliense: Visão do Correio: E os direitos das crianças autistas? (correiobraziliense.com.br)
- Projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população brasileira em 2021
- Novo estudo indica prevalência: 1 em cada 30 crianças nos EUA é autista – Canal Autismo