17 de março de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Unindo-se à campanha nacional 2023 pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma empresa de embalagens especializada em caixas de pizza teve a ideia de colocar a mensagem do tema da campanha nas suas caixas e ampliar a disseminação de informação a respeito de autismo, contribuindo com a conscientização.

Essa história começou em 2020, quando veio a pandemia e, com ela, uma grave crise de desabastecimento no mercado de papel. Sem conseguir fazer caixas personalizadas para cada cliente na demanda necessária, a empresa DCX Embalagens, de Carapicuíba (SP), decidiu racionar a produção e distribuir igualmente entre os clientes fazendo caixas com um modelo único, padrão — pensaram até mesmo em fazer caixas em branco! Foi nesse momento que a criatividade falou mais alto e eles pensaram em mensagens que pudessem servir a todos os clientes, a todos os públicos, como “Vai passar!”, dando um alento a todos a respeito daquela situação inicial da pandemia.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

As pizzarias adoraram a ideia, pois começaram a receber a resposta de seus clientes elogiando a iniciativa e valorizando a mensagem em detrimento de mostrar seu logotipo na caixa. O sucesso foi tanto que foram parar na TV, numa reportagem de um jornal da Globo. Eles levaram a sério a expressão “pensar fora da caixa”!

Empresa faz caixas de pizza com tema do ​Dia Mundial do Autismo​ — Canal Autismo / Revista Autismo

Topo da caixa de pizza da empresa DCX Embalagens, com o tema 2023 do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A causa na pizza

Daí para a DCX fazer caixas com mensagens alusivas a causas foi um pulo. Em pouco tempo estavam fabricando caixas de pizzas alusivas ao setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul, paz e, em abril do ano passado, uma embalagem especial de conscientização do autismo. Neste ano, a DCX repetiu a dose, desta vez alinhada com a campanha nacional de 2023 e lançou hoje (17) sua caixa com o tema “Mais informação, menos preconceito“.

A caixa deste ano com o tema do autismo é toda azul com o cubo mágico ao centro, ícone do tema deste ano para a conscientização e, na lateral, tem um QR-code que leva para a página do “2 de abril” aqui no Canal Autismo. “É essencial que a causa do autismo seja disseminada amplamente, para avançarmos na direção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e compreensiva. Reduzindo o estigma, o preconceito, os estereótipos e exclusão social. Dessa forma melhoramos a qualidade de vida das pessoas com autismo e suas famílias, permitindo que elas possam desenvolver todo o seu potencial e viver de forma mais independente e participativa”, contou Eduardo Cardim Filho, fundador da DCX.

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Prefeitura e ONG iniciam tratativas para promover inclusão de autistas em Aparecida de Goiânia

Festival de talentos autistas no Acre é lançado para abril

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)