Tempo de Leitura: < 1 minuto
Quatro ex-funcionários da Ty Coryton, um orfanato no País de Gales que oferece residência e escola a crianças e jovens autistas, fizeram uma denúncia divulgada pela BBC nesta quarta-feira (9). Segundo eles, autistas eram submetidos a maus tratos, como contenções e trancamentos desnecessários. Um dos relatos é de que uma adolescente autista menstruada era trancada regularmente em seu quarto.
Uma das denunciantes, Kristy Edwards trabalhou na casa entre 2019 e 2020 e relatou que uma das pessoas autistas foi mantida por mais de 20 minutos presa ao chão. Por isso, achou que ela iria morrer. Edwards também afirmou que presenciou um funcionário xingando uma criança autista, ao dizer que ela “fedia a merda”.
Kristy ainda afirma que o estado de alguns autistas é delicado. “Essa pessoa provavelmente vai ficar institucionalizada, sua equipe de apoio já está dizendo que ele precisa ser sedado, mas não precisa. Ele só precisa de estratégias comportamentais terapêuticas corretas e de alguém para trabalhar com ele em vez de trabalhar contra ele”, afirmou.
A residência é administrada pela organização Orbis Education and Care Ltd, que está colaborando com as investigações.