Tempo de Leitura: < 1 minuto
A exposição pública realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE) em Belém apresenta pinturas em barcos feitos de miriti, uma árvore nativa da Amazônia, produzidas por autistas. A exposição, em sua 13ª edição, é uma homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Localizada nos espelhos d’água do Tribunal, a exposição é visível aos transeuntes da Travessa Quintino Bocaiúva, que cruza a Avenida Nazaré, rota das principais procissões durante o Círio. Os barcos, feitos de miriti, fazem referência ao Círio Fluvial, uma das 14 romarias do período festivo, sob o tema Canoas de promesseiros, a inclusão embarca aqui.
Segundo informações divulgadas pelo G1, cerca de 60 dos 200 barcos expostos foram pintados por crianças autistas durante a Manhã dos Eleitos, um evento no qual as crianças participaram da produção dos barcos. A ação é uma parceria entre o Tribunal de Contas e a Diretoria da Festa de Nazaré. As pinturas nos barcos possuem características fluorescentes, brilhando à noite, o que acrescenta impacto visual à exposição.