Graduado em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida e mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca, Fábio Coelho é empresário, terapeuta e palestrante. Depois do diagnóstico dos filhos, passou a atuar no cenário do autismo no Brasil, se tornando um dos fundadores da Academia do Autismo. Em entrevista ao podcast Espectros lançada nesta terça (25), Coelho abordou sua trajetória e percepção sobre temas relacionados ao autismo.
Fábio inicialmente seguiu uma carreira na Marinha, onde atuou como psicólogo em treinamentos voltados para segurança aérea e redução de estresse. No entanto, sua vida mudou quando descobriu o autismo dos filhos. “Eu tenho dois filhos no espectro autista, nível 3 de suporte. Eu costumo brincar que eu vivo o autismo 24 horas por dia, na área da saúde, nas clínicas, na área da educação, com os cursos da Academia do Autismo, e em casa também com os meus dois filhos, que são a minha principal fonte de aprendizagem”, contou.
Além da Academia do Autismo, Fábio também esteve envolvido no ativismo institucional. Ele participou da reabertura da APAE de sua cidade. Seu projeto de maior visibilidade, a Academia do Autismo é destaque em cursos digitais sobre Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e capacitação de profissionais. Na entrevista, Coelho também fala de suas práticas esportivas e leituras.
O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.