Tempo de Leitura: < 1 minuto
O Fantástico deste domingo (03.set.2023) mostrou dois casos de educadores que agiram com agressividade contra alunos com deficiência, em escolas no estado de São Paulo. Em um deles, a professora foi gravada dizendo: “Isso é falta de uma boa surra” para uma criança autista, numa escola particular da capital paulista. Os pais de um menino autista, de 12 anos, descobriram que o filho era humilhado em sala de aula após terem colocado um gravador escondido na mochila dele.
O outro episódio foi na cidade de Sales Oliveira (SP), em que um vídeo de agressão contra uma adolescente de 13 anos, com deficiência intelectual moderada e transtorno opositor desafiador (TOD), foi registrado por um colega de classe e ganhou repercussão nas redes sociais.
A deputada Andrea Werner, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa de São Paulo, foi uma das entrevistadas e contou que, somente neste ano, recebeu “197 denúncias de violações nas escolas”.
A reportagem pode ser lida neste link. E o vídeo completo exibido no Fantástico está em: https://globoplay.globo.com/v/11917164/.