Tempo de Leitura: 2 minutos
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela PUC-SP, Francisco Assumpção Jr. é pesquisador, professor, escritor e um dos profissionais mais longevos ligados à comunidade do autismo. É professor livre docente da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Paulista de Medicina e da Academia Paulista de Psicologia. Em entrevista dada ao podcast Espectros lançada nesta quinta-feira (25), Francisco abordou sua trajetória profissional no campo do autismo, suas perspectivas sobre o cenário atual da comunidade e outras questões.
Durante a entrevista, Assumpção abordou questões que tem sido, em sua perspectiva, preocupantes. “Gostaria que se tivesse mais cuidado quando se fala de autismo. Acho que o autismo está sendo visto de uma forma muito banal, muito superficial, muito midiática. E autismo é algo sério, envolve sofrimento de muita gente, envolve cuidados muito específicos. É mais do que simplesmente um negócio, como que está sendo tratado, em muitas situações de forma inclusive judicializada. Autismo é uma coisa séria. Envolve crianças, envolve pessoas, e cuidar significa se importar”, afirmou.
Além disso, Francisco refletiu sobre o cenário do autismo nas décadas passadas e como as concepções médicas e demandas sociais mudaram ao longo do tempo. Ele criticou a interferência dos movimentos sociais na psiquiatria, especialmente na concepção técnica de diagnósticos e tratamentos. Comparou essa situação com outras áreas médicas, onde os movimentos sociais geralmente apoiam as questões técnicas sem interferir diretamente.
Sobre a sua formação no campo da Psicologia, o médico afirmou que a Psicologia não foi uma mudança de área, mas uma expansão necessária para uma visão mais multidisciplinar. Francisco ressaltou a importância de entender o desenvolvimento infantil para melhor tratar crianças com transtornos do desenvolvimento, incluindo o autismo. Ele mencionou que suas escolhas educacionais foram motivadas pela necessidade de suprir lacunas em sua formação e oferecer um cuidado mais completo a seus pacientes.
O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.