Tempo de Leitura: < 1 minuto
O domador argentino Don Oscar Scarpati, autista, criou uma técnica de amansar cavalos conhecida como “doma índia”, que preza pela conexão com o animal em vez de subjugá-lo. Em sua abordagem, o respeito e a construção de uma relação de confiança são fundamentais. “Para ser bom domador você tem que ser boa pessoa. Primeiro, amansa-te a ti mesmo!”, afirma ele, que foi tema de uma longa reportagem do programa dominical Globo Rural (Rede Globo) da manhã deste domingo (16).
A técnica de amansar cavalos de forma mais ética e respeitosa tem se espalhado para toda a família de Don Oscar, inclusive para sua nora, que é capaz de amansar cavalos com sensibilidade e emoção. Segundo Don Oscar, amansar um animal xucro é uma tarefa que exige paciência e compreensão da linguagem corporal do cavalo. É preciso respeitar os limites do animal e controlar a frustração e ansiedade durante o processo.
A reportagem do Globo Rural de 16.abr.2023, pode ser assistida neste link com o título “Encantadores de cavalos: família argentina pratica arte de amansar que busca conexão com o animal“. Aos 18 minutos e 15 segundos do vídeo, ele cita seu diagnóstico de autismo e o bullying que sofreu na infância.