Tempo de Leitura: < 1 minuto
O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou atrás em sua decisão de extinguir a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e vai manter a pasta, que será liderada por Marcos da Costa — advogado ex-presidente da OAB-SP nas gestões 2013/2015 e 2016/2018.
Há uma semana, o novo governador fez uma publicação em suas redes sociais ao lado dos secretários de seu futuro governo. No entanto, a ausência de menções à SEDPcD e a confirmação da extinção da pasta causou indignação a ativistas do campo da deficiência, que fizeram uma manifestação no dia 23.dez.2022, no centro de São Paulo (SP), pedindo a volta da secretaria, com cobertura da grande mídia.
Hoje ,Tarcísio publicou nas redes sociais sua decisão de manter a SEDPcD, após uma “costura” nos bastidores para convencê-lo a voltar atrás.
Meu compromisso é fazer São Paulo avançar. É construir políticas públicas eficientes que efetivamente melhorem a vida das pessoas. Após muito diálogo e reflexão, decidi que a Secretaria da Pessoa com Deficiência será mantida e fortalecida, com Marcos da Costa à frente da Pasta.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) December 29, 2022
O futuro secretário Marcos da Costa agradeceu, também via redes sociais.
Cumprimento o Governador Tarcísio de Freitas pela forma transparente e democrática com que tratou o tema da Secretaria da Pessoa com Deficiência, ouvindo a sociedade civil para encontrar o melhor caminho para dar o destaque e a prioridade que o tema merece.@tarcisiogdf
— Marcos da Costa (@marcoscostaadv) December 29, 2022