Tempo de Leitura: < 1 minuto
Charles e Chiquinho são irmãos autistas e fazem sucesso nas redes sociais. No TikTok, somam 1,2 milhão de seguidores no perfil “Cris e Marcio Vida Atípica”. No Instagram, o perfil “Crisoleu” tem 915 mil seguidores. Os vídeos mostram a rotina dos irmãos, sempre com o cordão de identificação do espectro do autismo.
Segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, Chiquinho, de 13 anos, é mais animado; Charles, de 17, é mais reservado. Por isso, a diferença de comportamento entre eles atrai os seguidores. Charles nasceu prematuro, fez cirurgia cardíaca com nove dias e ficou quatro meses na UTI e foi diagnosticado com autismo aos dois anos. Chiquinho foi diagnosticado com autismo aos dois anos e meio e também tem TDAH, Síndrome de Savant e é apaixonado por geografia. A mãe, Cristiane, teve gestações de risco e foi abandonada pelos pais quando bebê.
A presença nas redes começou em 2021 para mostrar o lado leve do autismo. Com o tempo, os vídeos passaram a focar na relação entre os irmãos. Os garotos respondem perguntas e mostram passeios e atividades do dia a dia. O conteúdo viralizou quando pararam de falar só sobre autismo e as postagens agora alcançam públicos além de famílias atípicas.