Tempo de Leitura: 2 minutos
Na edição de ontem (03.jan.2024) do Jornal Nacional, uma reportagem destacou a dificuldade enfrentada por pais no Rio Grande do Sul ao tentar matricular seus filhos autistas em escolas. Exemplificando essa situação, a reportagem menciona o caso de uma mãe que enfrentou rejeição em cinco escolas particulares em Porto Alegre (RS). As instituições seguem um parecer do Conselho da Educação do estado, que limita o número de alunos com deficiência, incluindo autistas, em sala de aula.
O Instituto Rodrigo Mendes, focado em inclusão educacional, expressou preocupação com essa prática, alertando para o aumento do risco de discriminação e rejeição, o que é totalmente inaceitável. A Associação de Pais e Mães pela Democracia também reportou ao Ministério Público a situação de vagas desaparecendo quando as escolas são informadas sobre a condição autista da criança.
A inclusão de autistas na educação é assegurada por lei federal desde 2012, mas normativas estaduais como a do Rio Grande do Sul impactam esse direito. Uma mudança legislativa, já passada pela Câmara e em avaliação no Senado, visa eliminar qualquer limitação no número de estudantes autistas em salas de aula em todos os níveis educacionais.
Não deixe de assistir à reportagem completa clicando na imagem abaixo e leia o texto publicado no G1.
CONTEÚDO EXTRA
- Vídeo da reportagem do Jornal Nacional: No Rio Grande do Sul pais de crianças com autismo relatam dificuldade pra conseguir matricular os filhos. | Globoplay
- Texto da reportagem no G1: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/01/03/pais-enfrentam-dificuldade-na-hora-de-matricular-filhos-com-autismo-na-escola.ghtml
- Lei Berenice Piana faz seu 10º aniversário, nascida de uma sugestão da sociedade – Canal Autismo – –