Tempo de Leitura: < 1 minuto
Um jovem autista de 18 anos e estudante de engenharia foi preso preventivamente nesta quinta-feira (10) suspeito de planejar um atentado na Universidade de Lisboa contra outros alunos. A ação, que estava planejada para ocorrer na sexta-feira, estava detalhada em um plano escrito na casa do jovem.
De acordo com informações divulgadas pelo SIC Notícias, o jovem preso é autista, diagnosticado com a Síndrome de Asperger. Ele mora sozinho num apartamento em Lisboa e sempre foi caracterizado como um bom aluno e introvertido.
A ativista Sara Rocha, da organização portuguesa Voz do Autista, afirmou em suas redes que “em poucas horas a história tornou se sobre isso. O autismo não aumenta a agressividade e vários estudos indicam que mais provavelmente somos vitimas de crimes violentos do que os perpetuadores. Ele ser Asperger (já não existe o termo) ou não, não influencia uma maior probabilidade de cometer o crime e apenas criminaliza e patologiza uma deficiência que é extremamente mal conhecido em Portugal”.