25 de março de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Macapá, Lucivaldo Nascimento passou a atuar no cenário do autismo no Brasil após o diagnóstico do filho, se tornando um dos fundadores da Associação Amapá Azul (Amazul). Em entrevista ao podcast Espectros lançada nesta terça (25), Nascimento abordou sua trajetória e percepção sobre temas relacionados ao autismo.

Lucivaldo e outros pais organizaram grupos de apoio e palestras para disseminar informações sobre o autismo e, com isso, surgiu a Amazul como um espaço para orientar famílias sobre seus direitos e facilitar o acesso a serviços de saúde e educação, ao mesmo tempo que esteve responsável pela criação de seu filho autista. “Eu sou um pai dedicado. Meu filho tem 23 anos, e a gente convive com ele e com outros autistas nessa luta de melhores condições dentro da sociedade, poder integrar ele o máximo possível para ter uma vida social bem melhor“, contou.

Publicidade
Matraquinha

Além do ativismo, Lucivaldo relatou que a convivência com o filho moldou sua perspectiva de vida. Como profissional da saúde, a aceitação do diagnóstico foi menos traumática para ele do que para sua esposa, que enfrentou um luto emocional. O enfermeiro também contou suas experiências com a pandemia da Covid-19 e os prejuízos no desenvolvimento de seu filho.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Hospital das Clínicas da UFPR lança projeto de autismo

Programa oferece simulação de voo para pessoas autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)