Tempo de Leitura: 2 minutos
O tema da campanha nacional deste ano (2022) para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo — que acontece todo 2 de abril — é “Lugar de autista é em todo lugar“, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar, para promover uma mensagem inclusiva à sociedade em relação às pessoas autistas. O tema, escolhido em votação popular, com 51,6% do votos, entre três opções de mensagens, é uma frase de Fátima de Kwant, que está em destaque do cartaz oficial, estrelado pelo André, o personagem autista da Turma da Mônica.
O objetivo desta campanha é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade (de dentro para fora). Portanto, vamos usar a hashtag nas redes sociais e mostrar que lugar de autista é em todo lugar, com direito a ser incluído em todos os âmbitos, aspectos e contextos em nossa sociedade.
Gratuita
Esta é uma campanha para todo o Brasil, de uso irrestrito e gratuito por parte de qualquer pessoa ou instituição interessada em divulgar informação sobre autismo. Vamos unir forças para fazermos uma conscientização nacional muito mais efetiva.
As peças para divulgação foram criadas pelo designer Alexandre Beraldo (diretor de arte da Revista Autismo), com a colaboração do Instituto Mauricio de Sousa — nosso muito obrigado a todos eles!
Mais informações (e mais material para a campanha) será disponibilizado nos próximo dias aqui no site do Canal Autismo / Revista Autismo e divulgado nas nossas redes sociais.
ONU
A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Em 2020 e 2021, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.
O tema da ONU para o ano passado foi “Inclusion in the Workplace: Challenges & Opportunities in a Post-Pandemic World” (em tradução livre: “Inclusão no local de trabalho: desafios & oportunidades num mundo pós-pandemia”).
Material gratuito
Acesse o material da campanha deste ano em: Campanha.RevistaAutismo.com.br.
#AutistaEmTodoLugar
[Atualizado em 14/03/2022, 09h29]