1 de março de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

A campanha nacional deste ano (2023) para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, vem com o tema: “Mais informação, menos preconceito“. Unindo a comunidade com um tema único, a intenção é mandar uma mensagem para a população brasileira objetivando a conscientização e aceitação do autismo e das pessoas autistas em todos os âmbitos da sociedade. A hashtag deste ano é #AutismoMaisInformacao para ser usada nas redes sociais.

Um sem-número de autistas ouvem, frequentemente, frases preconceituosas e capacitistas, na maioria das vezes, simplesmente por falta de informação. Quanto mais informação de qualidade pudermos propagar a respeito da pessoa autista e do transtorno do espectro do autismo (TEA), certamente será cada vez menor a chance de situações capacitistas, preconceituosas e de exclusão social acontecerem no país.

Publicidade
Genioo

O tema escolhido para 2023 ficou, por uma diferença muito pequena, em segundo lugar na enquete feita no ano anterior (entre líderes de movimentos ligados ao autismo) e por isso foi o utilizado para este ano. Em 2022, o tema foi “Lugar de autista é em todo lugar“, com a hashtag #AutistasEmTodoLugar, tendo repercussão na mídia em todo país.

Cubo mágico

O cartaz oficial do 2 de abril traz um cubo mágico como imagem central, entre a discussão de usar o símbolo do autismo, o quebra-cabeça, e o da neurodiversidade, o infinito com o espectro de cores do arco-íris, o cubo mágico também é um quebra-cabeça e apresenta seis cores em suas faces, com múltiplas possibilidades.

A peça publicitária tem um QR-Code que leva para a página oficial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, da Revista Autismo, com informações sobre o 2 de abril e sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA), para que a sociedade em geral, ao ver a campanha, possa dar uma passo além, a fim de aprofundar-se no tema, rumo a mais conscientização e aceitação.

Uma novidade para este ano é um guia para orientação a quem quiser organizar uma caminhada ou evento para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na sua cidade, com diversos detalhes e sugestões. O documento foi feito pela Revista Autismo, em colaboração com a associação Caminho Azul, a fundação Mundo Azul, ambas do Rio de Janeiro (RJ), e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA), da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ).

A volta das caminhadas e eventos

Com a amenização da pandemia de Covid-19, a maioria das cidades terão novamente caminhadas e eventos pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo — inclusive as maiores, Rio e São Paulo, que já foram confirmadas. Sem esses eventos desde 2020, a expectativa é de recorde de público para todo o Brasil, e que tenhamos, neste 2023, o dobro de público do último ano em que tivemos caminhadas pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2019. A sugestão é que as cidades façam caminhadas solidárias, com arrecadação de itens de necessidade para as ONGs e associações locais de cada município.

União e tema nacional

Desde 2019, a Revista Autismo lança um tema nacional para que todos possam enviar a mesma mensagem para a sociedade e a mídia, com o prop[ósito de favorecer uma campanha mais efetiva e mais forte, pela união de todo o ecossistema do autismo.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

O que a inteligência artificial sabe sobre autismo e o que considerar em suas respostas

Laudo permanente

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)