Tempo de Leitura: 2 minutos
O tradicional clássico paulista entre São Paulo Futebol Clube e Santos Futebol Clube — o famoso SanSão — terá um toque especial de inclusão neste domingo (20.abr.2025), no estádio do MorumBis, em São Paulo (SP). Em uma ação inédita no mês de conscientização do autismo, as personagens Mônica e Magali, da Turma da Mônica, irão liderar o “Time da Inclusão”, iniciativa promovida pelo Instituto Jô Clemente (IJC) em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa.
Durante o evento, o público presente poderá assistir à apresentação do filme “Conselhos”, produzido pelo IJC, além da volta olímpica com a faixa e as personagens. A dentucinha mais famosa dos quadrinhos ainda levará seu inseparável coelhinho azul, Sansão — nome que também batiza o clássico entre os dois clubes.
A inclusão não para por aí
Também no domingo, a campanha se estenderá ao transporte público. Em parceria com as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, serão exibidas mensagens nos monitores internos dos trens da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás, além das estações Luz e São Paulo-Morumbi, destacando a “partida pela inclusão”.
Como parte da ação, o Instituto Mauricio de Sousa doou 500 exemplares da revista “Um Amiguinho Diferente”, protagonizada pelo André, o personagem autista da Turma da Mônica. As revistas serão distribuídas gratuitamente na Sala TEA + Tricolor, espaço de regulação sensorial criado especialmente para acolher torcedores autistas durante os jogos no MorumBis.
Impacto emocional e leitura como ponte para a inclusão
“Esta parceria com o Instituto Mauricio de Sousa é uma forma criativa de levar a mensagem da inclusão a um público mais amplo e diversificado. Com a popularidade e o carisma da Mônica e da Magali, queremos gerar impacto emocional e engajamento, mostrando que a inclusão é um tema que diz respeito a todas as pessoas”, afirma Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Captação de Recursos do Instituto Jô Clemente.
O Instituto Mauricio de Sousa, reconhecido internacionalmente por seu papel na promoção da leitura e da diversidade, também celebra a parceria. “É uma grande alegria receber o convite do Instituto Jô Clemente para participar da partida entre São Paulo FC e Santos, ao lado de suas ilustres torcedoras, Mônica e Magali. O Instituto Mauricio de Sousa tem um sólido histórico de apoio à inclusão, e nossos conteúdos buscam levar a leitura a todos. Por meio dos personagens criados por Mauricio — com e sem deficiência — mostramos a importância da convivência harmoniosa, mesmo quando as paixões pelo futebol apontam para times diferentes”, destaca Fabio Junqueira, diretor-executivo do Instituto Mauricio de Sousa.