Tempo de Leitura: < 1 minuto
Otávio Crosara é médico formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e diagnosticado com autismo em 2014. Em entrevista ao podcast Cantinho de Prosa lançada nesta sexta-feira (4), ele falou sobre a importância de se ter um ambiente favorável e saudável para o desenvolvimento de habilidades no autismo.
“Às vezes autistas tem um um desenvolvimento de habilidades posterior ao diagnóstico melhor porque o ambiente onde eles crescem ou os ambientes onde eles são tratados são mais receptivos, são mais positivos, as pessoas são mais conscientes, as pessoas têm mais paciência ou até mesmo o ambiente tem mais recursos financeiros pra você investir na educação, certo? E isso significa que cada caso é um caso. O autista precisa dos meios para que ele floresça”, afirmou.
Durante a entrevista, o médico falou sobre as mudanças nos manuais médicos sobre o autismo, a representação do diagnóstico na cultura, como se referir a uma pessoa autista e também sobre mercado de trabalho. Otávio também é integrante do Introvertendo, podcast feito por pessoas no espectro do autismo.
Ouça o episódio: