Tempo de Leitura: < 1 minuto
A Associação Brasileira de Síndrome de Rett (Abre-te) lançou uma campanha pela conscientização e diagnóstico da síndrome em ônibus da cidade do Rio de Janeiro. A campanha terá duração de 30 dias e estará estampada em 20 veículos de diferentes bairros da metrópole.
Em nota, a organização afirma que a campanha chama a atenção para a invisibilidade e falta de políticas em relação a síndrome. “Não temos o exame genético pelo Sistema Único de Saúde, as pessoas com Rett enfrentam dificuldade no acesso aos tratamentos médicos e terapias necessárias. Mas, como pais, profissionais e voluntários que amam uma pessoa com Rett, não podemos deixar de lutar por elas, por sua dignidade e por suas famílias”, diz o texto.
Sobre a Síndrome de Rett
Rett é uma síndrome do neurodesevolvimento com mutações específicas no gene MECP2, causando um prejuízo grave no desenvolvimento do cérebro que afeta principalmente as mulheres e, geralmente, vem acompanhado de características autísticas. No entanto, ainda não há tratamento para a causa — as terapias atuais visam aliviar os sintomas e obter ganho em qualidade de vida. Muitos indivíduos com Rett estão dentro do espectro do autismo.