Tempo de Leitura: < 1 minuto
O processo de diagnóstico de autismo na infância também pode revelar características de pais e familiares. Com base nisso, a Revista Crescer publicou, na última quinta-feira (20), um conjunto de histórias de pais de autistas que descobriram também serem autistas.
O produtor Luciano D’Miguel foi diagnosticado junto com o filho e relembrou sua infância. “Meu processo de aprendizagem foi diferente. Eles estranhavam meu comportamento pois não conseguia me adaptar aos trabalhos em grupo e nem ao futebol. Mas chamava a atenção por alguns cálculos próprios, diferentes dos que professora ensinava. Só que, naquela época, você era recriminado por isso e até apanhava em casa. Achavam que eu era um gênio, superdotado, mas isso não ajudou muito”, disse.
O psiquiatra Gustavo Dória destacou o fenômeno não é o mais comum nos diagnósticos de autismo. “Em geral, acontece com os casos leves, de características sutis, que não afetam a cognição. Pelo contrário, há vezes em que os adultos apresentam níveis elevados no funcionamento do cérebro e habilidades em certas áreas. Por isso, passam despercebidos e vão ser diagnosticados na fase adulta”, destacou.