Tempo de Leitura: < 1 minuto
A Prefeitura de São Paulo tem previsão de inaugurar, em agosto de 2024, o primeiro Centro Municipal para pessoas autistas do Brasil. Com um orçamento estimado de R$ 40 milhões, o projeto encontra-se em fase final de licitação e será localizado em Santana, na zona norte da capital paulista, ocupando uma área de 5.000 m².
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o centro é concebido como um espaço de convivência destinado a proporcionar atividades e formação de redes de apoio para pessoas autistas, seus familiares e a comunidade em geral. Além de ser um ambiente de socialização, o centro incluirá um apartamento mobiliado, permitindo que os frequentadores pratiquem atividades diárias e desenvolvam autonomia.
Diversas oficinas e atividades estão planejadas, abrangendo áreas como dança, cinema, quadra poliesportiva, piscina coberta, sala de tecnologia assistiva, sala sensorial e cozinha experimental. O projeto também contempla cursos de empreendedorismo e lazer para os cuidadores, muitas vezes mães, que frequentemente precisam abrir mão de suas carreiras para cuidar dos filhos autistas. O espaço contará também com um teatro. Segundo famílias e associações entrevistadas pelo jornal, o local é visto como uma oportunidade para oferecer mais atividades e socialização, especialmente para adolescentes e adultos autistas, muitas vezes negligenciados em iniciativas desse tipo.