Tempo de Leitura: < 1 minuto
Giulyane Santana, de 25 anos, foi impedida de assumir uma vaga na Prefeitura de Rondonópolis após apresentar um diagnóstico de autismo. Ela passou em um novo concurso na cidade de Juscimeira e tomou posse do cargo de professora na última quarta-feira (17).
Segundo informações divulgadas pelo G1, ela foi aprovada na cidade de Rondonópolis em 1º lugar na categoria de Pessoas Com Deficiência (PCD), mas a banca avaliadora considerou que ela não estava apta devido ao autismo. A questão foi levada à Justiça, que determinou uma nova avaliação para sua posse. A prefeitura recorreu, alegando “questões psicológicas não esclarecidas”.
Giulyane é formada em licenciatura pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e atua na área há mais de quatro anos. Ela trabalha como auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI) com deficientes auditivos e professora por meio de contratos temporários. Apesar de ter passado em outros concursos, seu sonho é atuar na área da educação, onde acredita poder promover uma transformação no mundo e apoiar alunos autistas.