Encontrar opções de lazer e interação inclusivas, infelizmente, ainda é uma tarefa difícil. Seja qual for a limitação da pessoa, nem todos os eventos são adaptados e prontos para recebê-las com segurança. E foi pensando em promover a interação de crianças autistas, em um ambiente natural, além de trazer mais informação para seus familiares e acompanhantes, que a psicóloga Juliana Moura, especialista em autismo e desenvolvimento atípico, criou o projeto social Parque Azul. Com realização em outras cidades, como Rio Verde (GO) e Florianópolis (SC), a próxima edição de São Paulo (SP) acontecerá no dia 10.abr.2022, domingo, às 9h00, no Parque do Ibirapuera (é necessário inscrever-se!).
O evento em São Paulo é organizado pelo Instituto Multiplicando e pela empresa Incluir Treinamentos, empresa que capacita profissionais para inclusão de autistas na sociedade e o apoio de muitas instituições e com o patrocínio de empresas parceiras do projeto.
Todas estas atividades visam ampliar a generalização dos comportamentos que as crianças aprendem nas terapias, como preconiza um dos princípios da ABA. Além de capacitar as famílias e estabelecer uma rede de apoio entre elas.
O Parque Azul conta com uma equipe de voluntários que são divididos em mães/pais de autistas, profissionais especializados e estudantes de Psicologia, Pedagogia, Educação Física, entre outras áreas afins. Toda a equipe de voluntários prescinde do devido treinamento, ministrado pela psicóloga Juliana Moura.
Serviço
- Projeto Parque Azul
- Local: Parque do Ibirapuera (veja o mapa)
- Cidade: São Paulo (SP)
- Data: 10.abr.2022
- Horário: das 9h00 às 14h00 – mediante inscrição prévia (em breve atualizaremos esta reportagem com o link para inscrição)
- Inscrição: https://forms.gle/63fTNe82LuVRtiJA8