Tempo de Leitura: 3 minutos
Conheça e contribua para o novo estudo da Genial Care e Tismoo.me
Quem são as pessoas autistas no Brasil? E, quando é o caso, quem são suas pessoas cuidadoras? Quais são as principais informações demográficas, sentimentos vivenciados diariamente e quais desafios elas enfrentam? Como está sua saúde física e mental? São essas e mais perguntas que o estudo “Retratos do autismo no Brasil 2023”, da Genial Care e Tismoo.me, busca responder. Com apenas 5 a 8 minutos você contribui respondendo à pesquisa em genialcare.typeform.com/retratoautismo (veja os resultados)
Lançada no início do mês de setembro, a pesquisa tem como objetivo trazer um olhar minucioso sobre a vida de pessoas no espectro autista e suas famílias. As descobertas do estudo proporcionarão uma visão mais clara de quem vive esta realidade.
Estruturado em quatro divisões, o estudo está no ar e pode ser respondido por: pessoas autistas ou pessoas cuidadoras de uma pessoa com diagnóstico ou suspeita de autismo.
Saúde de autistas
Entre outras informações, o estudo busca dados relacionados à saúde física e mental de pessoas autistas e seus cuidadores. “Temos estudado muito a respeito da saúde da pessoa autista ou com outras questões do neurodesenvolvimento. A literatura científica já mostra que autistas têm uma saúde mais vulnerável e queremos criar formas de ajudar todo o espectro. Outra preocupação grande é a respeito dos números de suicídio ligados a autistas e familiares, outro problema enorme de saúde pública”, pontua o CEO da Tismoo.me, Francisco Paiva Jr.
Estudo já foi realizado antes
O estudo “Retratos do Autismo” é uma versão atualizada da pesquisa “Cuidando de quem cuida: um panorama sobre as famílias e o autismo no Brasil em 2020”. De acordo com Kenny Laplante, CEO da Genial Care, a nova coleta de dados tem como objetivo trazer informações mais atualizadas e representativas da comunidade do autismo.
“Durante a pandemia, fizemos esse estudo cujos resultados ainda são muito importantes para nós e muitas outras pessoas. Descobrimos ali que as famílias precisavam de tempo para cuidar de si mesmas e que não sabiam lidar com comportamentos desafiadores em suas crianças, por exemplo. Os resultados do estudo nos ajudaram a criar nossos serviços de orientação parental e intervenção clínica. Hoje, queremos ter ainda mais dados, como as percepções de pessoas que são autistas, e ajudar a divulgá-los para criar uma sociedade mais inclusiva”.
Na versão atualizada, a Genial Care e a Tismoo.me querem entender mais aspectos demográficos sobre pessoas autistas e suas famílias, como faixa etária, idade do diagnóstico e local de residência, por exemplo. Além disso, também existem questões que abordam os principais desafios de cada pessoa autista e seus cuidadores, como prioridades para desenvolvimento e principais desafios no dia a dia.
Responda ao estudo
Se você é uma pessoa autista ou cuidador de uma pessoa com diagnóstico ou suspeita de autismo, está apto a responder ao estudo “Retratos do Autismo” — basta clicar neste link (veja os resultados) ou ler o QR-code abaixo com. Você também pode contribuir compartilhando a pesquisa com mais pessoas.gab
O tempo de resposta do estudo é de 5 a 8 minutos e ele está disponível até 30 de setembro.
CONTEÚDO EXTRA
Responda à pesquisa em:genialcare.typeform.com/retratoautismo- Veja os resultados na reportagem de capa da Revista Autismo, edição nº 23: “Retratos do Autismo no Brasil em 2023“
- Edição número 23 da Revista Autismo (dez/2023)