Tempo de Leitura: 2 minutos
Em formato de ebook, o Guia reúne informações e depoimentos de pessoas no espectro autista
Em uma campanha nacional, este ano pela primeira vez a comunidade envolvida com a causa do autismo se uniu em defesa do tema: “Respeito para todo o espectro”. E para que haja respeito, sabemos que é preciso haver informação e conhecimento.
Por isso, a Revista Autismo e a sua parceira Dentro da História se uniram para criar o “Guia da Empatia”, um material que traz informações que todas as pessoas precisam saber para se tornarem capazes de compreender e conviver com pessoas autistas, transformando seus espaços e atitudes para fazer do mundo um lugar mais acolhedor e respeitoso para todos.
O protagonismo de pessoas autistas no guia
Além de divulgar informações científicas sobre o espectro autista e verdades sobre mitos relacionados ao transtorno, o Guia da Empatia foi construído a partir do protagonismo de pessoas com autismo e de seus parentes.
Entre as entrevistadas que deram seus depoimentos, estão a designer Joana, da Liga dos Autistas; a Laura, estudante de 12 anos; e Paula, mãe de Laura. Elas compartilharam suas experiências de vida, seus maiores desafios e revelaram o que gostariam que as outras pessoas soubessem para poderem tratá-las com mais respeito e empatia.
Como baixar o guia da empatia
O Guia da Empatia está disponível para download gratuito, basta clicar aqui e acessar o Blog Dentro da História. Cadastre seu email e você receberá em poucos minutos o arquivo digital com 27 páginas para ler e compartilhar.
Os principais temas abordados no Guia da Empatia são:
- O que significa “espectro”
- Causas do autismo
- Como é feito o diagnóstico
- Como é o tratamento
- Depoimentos de pessoas com autismo sobre:
- Trabalho
- Dia a dia
- Família
- Escola
- Amizades
Parceria: Revista Autismo e Dentro da História
Continuando a parceria iniciada no ano passado, esta ação foi desenvolvida em conjunto pela Revista Autismo e a Dentro da História, startup que cria livros personalizados que transformam as crianças em personagens e incentivam o protagonismo infantil. A iniciativa faz parte da campanha pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo que foi celebrado em 02 de abril, data criada em 2007 pela ONU para atrair a atenção das pessoas e difundir mais informações sobre a realidade das pessoas autistas.