Tempo de Leitura: 2 minutos
O grupo Acolhe Autismo, de Santos (SP), promove audiência pública que ocorrerá no dia 28.ago.2024, das 19h00 às 21h30, no Auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara Municipal da cidade. O evento, que é aberto ao público, terá como foco a atenção integral à saúde de jovens e adultos com autismo em situações complexas, uma questão de extrema importância para milhares de famílias no Brasil.
Muitos autistas, especialmente aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), enfrentam dificuldades graves no acesso a cuidados especializados. A maioria é acompanhada apenas por médicos psiquiatras, com consultas esparsas, muitas vezes sem o atendimento integral necessário. Outros campos da saúde, como exames preventivos e tratamentos especializados frequentemente são negligenciados, agravando a situação dos casos mais severos, como o autismo com nível 3 de suporte e os casos com deficiência intelectual.
Objetivo
A audiência pública visa a discutir essas situações específicas, que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas autistas e seus cuidadores diretos, em especial as mães, que costumam ser as principais cuidadoras.
O objetivo é debater e propor soluções para a criação de programas que acolham e atendam essa população de forma focada e direcionada, garantindo acesso a serviços de saúde adequados e humanizados. A audiência será presidida pelo vereador Marcos Libório e contará com uma mesa de especialistas que abordarão diferentes aspectos dessa questão urgente.
Cronograma
Confira quem serão os profissionais e os assuntos abordados:
- Dra. Karen Baldin, neurologista — complexidade dentro do espectro
- Dr. Pavel Oliveira, psiquiatra — complexidade do atendimento em saúde
- Dr. Rafael Silva, psicólogo — segurança em crises agressivas
- Francisco Paiva Jr., CEO da Tismoo.me e pai de um jovem autista — Saúde no Espectro: a primeira linha de cuidados especializados
- Me. Fernanda Gaspar, enfermeira e mãe de um adulto autista — cenário das famílias cuidadoras
- Cahue Talarico, advogado — direitos dos autistas..
Além de levantar a necessidade de um fluxo de atendimento direcionado e preventivo para pacientes com autismo, a audiência também chamará a atenção para a importância do treinamento de profissionais da saúde, considerando a acessibilidade atitudinal e a abordagem humanizada.
A audiência é aberta à população e gratuito. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (13) 99740-9393.