10 de junho de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

A jornalista Sophia Mendonça, colaboradora da Revista Autismo, estará em “Gêmeas Trans – Uma Nova Vida”, série documental com exibição na HBO Max e Discovery+, que estreou no último dia dia 1º.

O programa traz Sophia Mendonça como uma das trans convidadas, amigas das protagonistas, em um episódio gravado em Blumenau (SC). Pesquisadora em comunicação e criadora do canal Mundo Autistas no Youtube (ao lado da mãe, Selma Sueli Silva), Sophia é uma mulher redesignada e autista, com inegável relevância na produção de conteúdo sobre a intersecção entre autismo e transexualidade.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

A participação de Sophia ocorre entre o quarto e quinto episódios, intitulados “Saúde” e “Paralelos”, respectivamente.  Ela toca em temas como a interseccionalidade entre autismo e trans, as relações sexuais de mulheres trans e os impactos da exposição como figuras públicas.

A série

A HBO Max descreve a série da seguinte forma: “Ao longo de seis episódios, acompanhamos a vida das gêmeas Sofia e Mayla, durante as férias da faculdade, ao voltarem para casa para rever familiares e amigos e lidar com a realidade do pós-cirurgia de redesignação sexual”.

Além do estado de Santa Catarina, a série também teve gravações em Buenos Aires (Argentina), onde Mayla estuda medicina, e Franca (interior de SP), cidade em que Sofia cursa Engenharia Civil. Os episódios abordam conflitos, escolhas, amor e realização de sonhos, além de  problemas corriqueiros, como a rotina na faculdade. Também, direciona um olhar para o dia-a-dia de luta pelo reconhecimento e contra o preconceito e a transfobia.

As gêmeas Mayla Phoebe e Sofia Albuquerck fizeram uma cirurgia de redesignação sexual em uma clínica de Blumenau (SC), aos 19 anos, em 2021. Com isso, elas se tornaram as primeiras irmãs a realizarem a operação juntas no mundo. 

Aos 21, elas estrelam “Gêmeas Trans: Uma Nova Vida”, sobre a vida após a cirurgia. O seriado surge em um Brasil que, pelo 14º ano seguido, é o país que mais mata pessoas trans no mundo, conforme a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). 

Trailer

Assista, a seguir, ao trailer da série documental, que tem produção da Warner Bros. Discovery e da Endemol Shine Brasil.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Parada LGBTQIA+ de SP terá acessibilidade para autistas

Dia dos Namorados: Casal de autistas se conheceu pela internet há mais de 10 anos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)