Tempo de Leitura: < 1 minuto
Outubro é o mês internacional de conscientização da síndrome de Rett, conhecido como “Outubro Roxo”. A Associação Brasileira de Síndrome de Rett (Abre-te) promove, ao longo do mês, uma série de ações para aumentar o conhecimento sobre essa condição. Uma das iniciativas é a iluminação de monumentos em diferentes cidades do país, chamando a atenção da população para essa causa tão importante.
Em São Paulo (SP), diversos cartões-postais foram iluminados de roxo, como a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Pátio do Colégio e a Biblioteca Mário de Andrade. Além disso, este ano a campanha também está sendo divulgada nos relógios digitais de rua da cidade.
A Síndrome de Rett é uma desordem do neurodesenvolvimento que afeta majoritariamente as meninas, mas também pode ocorrer raramente em meninos. A síndrome é a segunda principal causa de deficiência intelectual (DI) em meninas, mas ainda é muito pouco conhecida, até mesmo entre profissionais de saúde. Por isso, ações de conscientização são fundamentais para que possamos avançar em diagnóstico precoce e tratamento.
Para conhecer mais sobre a campanha e sobre a síndrome, visite www.abrete.org.br ou siga o perfil @abretebr no Instagram!