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O autismo está em destaque pelo mês de conscientização, baseado no Dia Mundial do Autismo, celebrado em todo 2 de abril. Por isso, de acordo com a data, diferentes universidades brasileiras abordaram o diagnóstico em campanhas, cartilhas, entrevistas e outros tipos de materiais.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, lançou uma cartilha intitulada “Minha criança tem características do autismo: o que fazer?” em parceria com a ONG Pequenos Navegantes. Os capítulos da cartilha são intitulados com verbos para indicar a necessidade de agir rapidamente diante do autismo, destacando a importância da intervenção precoce para o desenvolvimento das crianças. A cartilha pode ser acessada online.
O Instituto Federal do Ceará, no Campus Fortaleza, está promovendo uma campanha em suas redes sociais. Em uma delas, o estudante João Victor Ipirajá fala sobre a sua experiência enquanto autista.
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Já a Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a editora Vozes, promoveu o minicurso O autismo em meninas e mulheres, ministrado pela professora Sílvia Ester Orrú. O curso explorou características do autismo presentes em meninas e mulheres, incluindo sensibilidades, potencialidades e gatilhos para crises de sobrecarga emocional e sensorial. Também foram discutidos os desafios enfrentados pelas mulheres com autismo na maternidade e maternagem, bem como questões de diferença, interseccionalidade, acolhimento e autoaceitação.
Na Universidade Federal do Pará, o coletivo autista da universidade organizou o “I Ciclo de Palestras: Valorize as Capacidades e Respeite os Limites do(a) Universitário(a) Autista”. O evento, que ocorreu no dia 2 de abril, abordou questões vocacionais, com participação de vários estudantes universitários autistas.
O Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal do Piauí (DMTE/UFPI) promoveu a palestra “Educação Musical e Autismo”, que ocorreu em 15 de abril, às 20h, com a participação da convidada Etna Gutierres.