Tempo de Leitura: 2 minutos
Imersos numa pandemia, chegamos novamente às celebrações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). Infelizmente, a esperança de que não haveria mais pandemia este ano esvaiu-se em cada boletim diário de mortes no país. Mas continuamos firmes por aqui, repetindo o tema do ano passado — “Respeito para todo o espectro” — para frisar nossa campanha nacional de conscientização, que virou 2020/2021, assim como o congresso online da Revista Autismo, 100% gratuito, que pode ser assistido no site RevistaAutismo.com.br, no dia 2 de abril. Ainda que todos estejam cansados e os últimos meses não tenham sido fáceis, principalmente no Brasil, não podemos esmorecer e vamos avante levando a mensagem de que é preciso falar sobre autismo!
Nesta edição destaco a excelente reportagem das jornalistas Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça (mãe e filha, ambas autistas) sobre o mercado de trabalho para as pessoas com autismo, que deu origem, inclusive, ao documentário em vídeo “AutWork”. Vale assistir no canal do Youtube delas, o “Mundo Autista”, e no conteúdo extra dessa reportagem online, no site da revista — aliás, tem também uma versão estendida do texto para quem quiser mergulhar fundo nesse tema.
O André, personagem autista da Turma da Mônica, vem com mais uma história em quadrinhos exclusiva mostrando uma característica muito peculiar de algumas pessoas com autismo, a hipersensibilidade olfativa, ou seja, ter um olfato mais aguçado que a média das pessoas. Novamente, a generosidade de Mauricio de Sousa traz uma história que inclui o autismo com suas características de forma leve e natural — e sempre com muito bom humor, claro!
Outra excelente contribuição é da mãe ativista Carol Aguiar, que escreveu um artigo sobre síndrome de Angelman, condição de saúde que está dentro do espectro do autismo. Ela é presidente da Associação Angelman Brasil e membro do Conselho Científico da ISAAC-Brasil (Capítulo Brasileiro da International Society for Augmentative and Alternative Communication).
E, claro, nossos colunistas trazem (como sempre), temas interessantes e atuais do ecossistema do autismo. Em resumo, esta edição está (com toda suspeição óbvia que recai sobre mim ao dizer isso) 100% imperdível!