2 de maio de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (30) o seu 170º episódio, chamado “Hiperfoco”. O episódio contou com a participação de quatro pessoas diagnosticadas com autismo: o estudante Luca Nolasco, o analista de sistemas Paulo Alarcón, o jornalista Tiago Abreu e o programador e youtuber Willian Chimura.

O hiperfoco é uma característica socialmente discutida no autismo sobre a tendência de autistas terem um interesse fixo e rígido em objetos ou assuntos. Segundo os integrantes do Introvertendo, é uma característica que pode beneficiar autistas no mercado de trabalho, mas também pode trazer prejuízos dependendo do contexto. Apesar de ter sido cunhado como algo negativo, autistas tem ressignificado a característica para uma perspectiva positiva.

Publicidade
Matraquinha

Willian Chimura afirmou que, em alguns contextos, autistas podem ser desumanizados e a ênfase apenas nos prejuízos é um desses exemplos. “A gente sabe no dia a dia que essa característica também está muito associada a coisas boas, até mesmo valorizadas, comumente, na sociedade. Até mesmo em um ambiente corriqueiro de uma empresa que exige que o seu funcionário, por exemplo, se mantenha focado em determinado projeto, com um nível de comprometimento acima da média”, destacou.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Autista, Anthony Hopkins ganha Oscar de melhor ator

Médica diz que autismo está ‘na moda’ em live e recebe críticas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)