24 de abril de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (24) o seu 169º episódio, chamado “Autodiagnóstico de Autismo”. O episódio foi conduzido pelo jornalista Tiago Abreu e pelo pesquisador e youtuber Willian Chimura, ambos autistas.

Segundo Abreu, o fenômeno do autodiagnóstico do autismo é comum entre autistas na internet. “Identificar o próprio autismo é o primeiro passo para muitos. Por outro lado, também há aquelas pessoas que não testam a hipótese de ser autista ou não, e há várias razões. É um tema extremamente delicado”, argumentou.

Publicidade
Genioo

Os podcasters inicialmente mencionaram um estudo que investigou barreiras para o diagnóstico de autismo na vida adulta. Em seguida, Chimura e Abreu refletiram sobre as questões econômicas, sociais, profissionais e os vieses individuais em torno do fenômeno do autodiagnóstico.

Willian Chimura fez observações sobre o impacto do autodiagnóstico no ativismo do autismo. “Há várias discussões muito sérias que precisamos discutir na esfera pública, e nesse sentido eu entendo que em um estado de autodiagnóstico realmente há de se ter cautela, mesmo porque o desfecho desse processo pode revelar que, na verdade, não se trataria de um caso de autismo”, afirmou.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Autistas comentam dificuldades de trabalho em grupo em podcast

Ministério da Saúde realiza live para discutir políticas públicas e iniciativas para o autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)